SÃ DOUTRINA ESPIRITUAL DO SÉTIMO DIA

Abra Seu Coração Para Deus

Home Últimas Publicações Trabalhos Bíblicos Imitadores de Deus

Últimas Publicações

Imitadores de Deus

06 de Agosto de 2011

Silvano Codogno   

silvanocodogno@gmail.com

www.sadoutrina.org - Biblioteca Digital - Trabalhos

As palavras do título deste pequeno trabalho, não são de minha autoria, o que fiz foi somente transcrevê-las da Bíblia. Epístola de Paulo aos Efésios 5 v 1“Sede, pois,imitadores de Deus, como filhos amados”. Ou seja, o apóstolo pede para que tomemos Deus por modelo para conduzirmos nossas ações e atitudes, que façamos as coisas semelhantes as que ele fez (dentro de nossas possibilidades) que nos assemelhemos a ele, etc. Inclusive reproduzir o que ele produziu. O Senhor Jesus procedeu assim, vejamos o que diz a Bíblia:

Evangelho de João 5 v 19: “Mas Jesus respondeu e disse-lhes: Na verdade, na verdade vos digo que o Filho por si mesmo não pode fazer coisa alguma, se o não vir fazer ao Pai, porque tudo quantoele faz, o Filho o faz igualmente”.

Se tratando de Jesus, é natural que ele faz igualmente ao pai, mas a nós o imitá-lo é o que nos é requerido, portanto, seja fazer igual ou imitar, o modelo a ser seguido é o Senhor Deus.
Vejamos a análise Bíblica sobre o término da criação: Genesis 1 v 31: “E viu Deus tudo quanto tinha feito, e eis que era muito bom; e foi a tarde e a manhã: o dia sexto”. O próprio Deus viu que uma coisa não estava boa: Genesis 2 v 18: “E disse o SENHOR Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma adjutora que esteja como diante dele”.

Gênesis 2 vs 22/24“ E da costela que o SENHOR Deus tomou do homem formou uma mulher; e trouxe-a a Adão. E disse Adão: Esta é agora osso dos meus ossos e carne da minha carne; esta será chamada varoa, porquanto do varão foi tomada. Portanto, deixará o varão o seu pai e a sua mãe e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne”

A solidão do homem não era boa aos olhos de Deus, então Deus criou para ele a mulher e assim consumou o primeiro casamento sobre a face da terra. E esse casamento realizado no Édem é o modelo único e definitivo, não cabendo variação, alteração ou mudança de qualquer natureza e que não pode sofrer nenhuma interferência humana, porque nos ensina a palavra de Deus: 

Eclesiastes 3 v 14: “ Eu sei que tudo quanto Deus faz durará eternamente; nada se lhe deve acrescentar e nada se lhe deve tirar. E isso faz Deus para que haja temor diante dele”.

Paulo nos ensina: Aos Romanos 12 v 2: “E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus”. A palavra Conformismo significa:

“Conformação com os costumes ou opiniões de outra pessoa ou com qualquer situação”. Penso que como Cristãos e com o compromisso de sermos Imitadores de Deus, devemos amar o que ele ama e repudiar o que ele repudia.

Malaquias 2 v 16“Porque o SENHOR, Deus de Israel, diz que aborrece o repúdio e aquele que encobre a violência com a sua veste, diz o SENHOR dos Exércitos; portanto, guardai-vos em vosso espírito e não sejais desleais”. Apocalipse 2 v 6: “Tens, porém, isto: que aborreces as obras dos nicolaítas, as quais eu também aborreço”.

Então, segundo o modelo de casamento que Deus propôs no Édem, é sem dúvida nenhuma nosso dever ser defensores da instituição do casamento, o nosso e o de nosso próximo (Imitando a Deus), lembremo-nos da palavra de Deus: 

Aos Hebreus 13 v 4
“Venerado entre todos seja o matrimônio”. O divórcio está se ramificando por todos os lados, não raramente encontramos alguém nesta condição, e devemos tomar cuidado, e que isso não se torne uma banalidade aos nossos olhos, porque naturalmente, as coisas por se repetirem e se tornarem comuns no meio onde vivemos, pode acabar nos acostumando, na medida em que elas vão acontecendo.

Entretanto a renovação feita em nosso entendimento nos transforma, de modo que é perfeitamente possível não nos conformarmos com isso e até nos livrarmos deste mal. Por isso a citação de Romanos 12 v 2, como escrevi acima.

Os homens de Deus, não se conformavam quando alguma coisa acontecia diferente do que era a vontade do Senhor; podemos observar isso na atitude de Esdras, conforme escrito: 

Esdras 9 vs 1/3: “Acabadas, pois, essas coisas, chegaram-se a mim os príncipes, dizendo: O povo de Israel, e os sacerdotes, e os levitas não se têm separado dos povos destas terras, seguindo as abominações dos cananeus, dos heteus, dos ferezeus, dos jebuseus, dos amonitas, dos moabitas, dos egípcios e dos amorreus, porque tomaram das suas filhas para si e para seus filhos, e assim se misturou a semente santa com os povos destas terras, e até a mão dos príncipes e magistrados foi a primeira nesta transgressão. E, ouvindo eu tal coisa, rasguei a minha veste e o meu manto, e arranquei os cabelos da minha cabeça e da minha barba, e me assentei atônito”.

Atentemo-nos para os seguintes ensinos espirituais: 
2ª epístola de Paulo aos Tessalonicenses capítulo 2 v 7: “Porque já o mistério da injustiça opera”. 

1ª Epistola de João capítulo 4 v 3“e todo espírito que não confessa que Jesus Cristo veio em carne não é de Deus; mas este é o espírito do anticristo, do qual já ouvistes que há de vir, e eis que está já no mundo”. 

1ª Epistola de João capítulo 5 v 19: “Sabemos que somos de Deus, e que todo o mundo esta no maligno”.

De acordo com as palavras do Senhor Jesus, nós fazemos parte e somos integrantes do Reino de DeusLucas 17 vs 20/21E, interrogado pelos fariseus sobre quando havia de vir o Reino de Deus, respondeu-lhes e disse: O Reino de Deus não vem com aparência exterior. Nem dirão: Ei-lo aqui! Ou: Ei-lo ali! Porque eis que o Reino de Deus está entre vós.  

E debaixo do Seu Domínio e Governo, estamos reinando com ele, e isso em lugares celestiais, Efésios 2 v 6: “e nos ressuscitou juntamente com ele, e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus”. No entanto, também existe um Reino do Mal aqui na terra, e esse se opõe e luta contra o Reino de Deus: 

2ª Epístola de Paulo aos Tessalonicenses 2 vs 4 e 9: “o qual se opõe e se levanta contra tudo o que se chama Deus ou se adora; de sorte que se assentará, como Deus, no templo de Deus, querendo parecer Deus. a esse cuja vinda é segundo a eficácia de Satanás, com todo o poder, e sinais, e prodígios de mentira”.

Sob a luz dos ensinos da palavra de Deus, somos Reis e Sacerdotes, e como seus representantes devemos como disse Paulo, MILITAR A BOA MILÍCIA

1ª Timóteo 6 v 12: “ Milita a boa milícia da fé, toma posse da vida eterna, para a qual também foste chamado, tendo já feito boa confissão diante de muitas testemunhas”. As forças opositoras existem, mas também existe a Força Indestrutível e Invencível do Reino de Deus, e você é integrante das fileiras deste exército, então milite nesta causa, defenda o que o Senhor instituiu e estabeleceu. Lute!

Livro dos Salmos 74 vs 3 e 4“Levanta-te contra as perpétuas assolações, contra tudo o que o inimigo tem feito de mal no santuário. Os teus inimigos bramam no meio dos lugares santos; põem neles as suas insígnias por sinais”. 

Efésios 6 v 12: “porque não temos que lutar contra carne e sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais”.

Veja o Rei e o Reino a quem você pertence e está: 
Daniel 7 vs 13/14“Eu estava olhando nas minhas visões da noite, e eis que vinha nas nuvens do céu um como o filho do homem; e dirigiu-se ao ancião de dias, e o fizeram chegar até ele. E foi-lhe dado o domínio, e a honra, e o reino, para que todos os povos, nações e línguas o servissem; o seu domínio é um domínio eterno, que não passará, e o seu reino, o único que não será destruído”.

Isso é do nosso conhecimento, e provém de Deus, e isto está de acordo com sua vontade: A indissolubilidade do casamento é a vontade de Deus (ele é indissolúvel). A vontade do maligno é justamente o contrário, e além do espírito do anticristo lutar contra os que querem servir a Deus, existe o espírito da prostituição:

Oséias 5 v 4:
 “Não querem ordenar as suas ações, a fim de voltarem para o seu Deus; porque o espírito da prostituição está no meio deles, e não conhecem o SENHOR”. 

Efésios 2 v 1/3: “E vos vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados, em que, noutro tempo, andastes, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que, agora, opera nos filhos da desobediência; entre os quais todos nós também, antes, andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como os outros também.

Para nos protegermos e lutarmos contra essas forças do mal, Paulo nos diz que: “A espada do Espírito é a palavra de Deus”
Vejamos o que os insensatos dizem de Deus e o que Deus diz dos ímpios, e como disse o profeta: 

Oséias 6 v 3: “Prossigamos em conhecer ao Senhor”. 

Livro dos Salmos 14 v 1“Diz o insensato no seu coração: Não há Deus. Corrompem-se e praticam abominação; já não há quem faça o bem”. 

Ainda no livro dos Salmos 50 vs 16/18: “Mas ao ímpio diz Deus: Que tens tu que recitar os meus estatutos e que tomar o meu concerto na tua boca, pois aborreces a correção e lanças as minhas palavras para detrás de ti? Quando vês o ladrão, consentes com ele; e tens a tua parte com adúlteros.

Mas os que guardam lei de Deus, ou seja, os 10 mandamentos; vêem que ela expressa o caráter de Deus e o que ele pensa sobre as coisas. Inclusive é proteção para os Cristãos. 

Provérbios 30 v 5: “Toda palavra de Deus é pura; escudo é para os que confiam nele”. 

Proteção? Isso mesmo, por exemplo, O 6º Mandamento protege a vida


Êxodo 20 v 13“Não Matarás”, o 7º e o 10º Mandamento protegem o casamento: 

Êxodo 20 v 14“Não adulterarás” e Êxodo 20 v 17: “Não cobiçarás a casa do teu próximo; não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo”. 

Está escrito no livro dos Salmos 119 v 96: “A toda perfeição vi limite, mas o teu mandamento é amplíssimo”.

Por isso não devemos desprezar os ensinos do Senhor em relação a esse assunto, devemos colocá-lo como alvo a ser alcançado e obedecer a sua palavra, pois ela é a verdade. O casamento é criação de Deus, o divórcio não. A união do casal e da família é de Deus e a separação dela não, a família tem lugar privilegiado diante dos olhos de Deus, e como o casamento é instituição divina a família também é.

Esta é a forma que Deus abençoou Abraão: Gênesis 12 v 3“E abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra”.

Quando o Senhor fez o homem, a mulher e, por conseguinte instituiu e formalizou o casamento,nosso Senhor tinha um propósito e é justamente esse propósito que devemos buscar e permanecer nele, pois é a vontade de Deus. Que propósito é esse? A Bíblia responde: 

Malaquias 2 v 15: “E não fez ele somente um, sobejando-lhe espírito? E por que somente um? Ele buscava uma semente de piedosos; portanto, guardai-vos em vosso espírito, e ninguém seja desleal para com a mulher da sua mocidade”.

O Senhor estabelecia pelo seu poder e lançava a semente para criação da família (esse era o propósito de Deus). O divórcio vem totalmente na contra mão a esse plano do Senhor, quando acontece, se dissolve não apenas a estrutura do marido e da mulher, mas de toda a família. O raciocínio é lógico, pois como o Senhor não fez o homem para morrer também não fez o casamento para haver divórcio.

Quem primeiro disse: “Portanto o que Deus ajuntou não o separe o homem”, foi nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Ele sabia o propósito de Deus e também sabia qual modelo a ser ensinado, e quando ele foi interrogado acerca desse assunto, indicou e apontou o casamento realizado no Édem:

Marcos 10 vs 1/9: “E, levantando-se dali, foi para o território da Judéia, além do Jordão, e a multidão se reuniu em torno dele; e tornou a ensiná-los, como tinha por costume. E, aproximando-se dele os fariseus, perguntaram-lhe, tentando-o: É lícito ao homem repudiar sua mulher? Mas ele, respondendo, disse-lhes: Que vos mandou Moisés? E eles disseram: Moisés permitiu escrever carta de divórcio e repudiar. E Jesus, respondendo, disse-lhes: Pela dureza do vosso coração vos deixou ele escrito esse mandamento; porém, desde o princípio da criação, Deus os fez macho e fêmea. Por isso, deixará o homem a seu pai e a sua mãe e unir-se-á a sua mulher. E serão os dois uma só carne e, assim, já não serão dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou, não o separe o homem.

1ª Epistola de João capítulo 4 v 15“Qualquer que confessar que Jesus é o Filho de Deus, Deus está nele e ele em Deus”.
São características do NOVO CONCERTO os seguintes quesitos estabelecidos por Deus:

Ezequiel 36 v 26: “E vos darei um coração novo e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei o coração de pedra da vossa carne e vos darei um coração de carne”. 

Epístola aos Hebreus 8 vs 6 e 10: “Mas agora alcançou ele ministério tanto mais excelente, quanto é mediador de um melhor concerto, que está confirmado em melhores promessas. Porque este é o concerto que, depois daqueles dias, farei com a casa de Israel, diz o Senhor: porei as minhas leis no seu entendimento e em seu coração as escreverei; e eu lhes serei por Deus, e eles me serão por povo”.

O divórcio era por causa da dureza de coração (empedrado), o que já não é mais o nosso caso, devemos nos atentar para isso.
Preocupe-se com seu casamento e com o do seu próximo, valorize a instituição chamada FAMÍLIA, ore a Deus por essa causa, já comece falando com seus filhos sobre a importância deste assunto, pois é dentro de nossos lares que nós temos condições de sermos multiplicadores da palavra e dos ensinos do nosso Deus.

Enfim, acredito que para ser um Imitador de Deus, não estamos condicionados apenas em fazer algo para o nosso próprio bem, mas sim também para nosso próximo, se tomarmos como base a missão de Jesus, vemos que ele disse que não veio para ser servido, e sim para servir e dar a sua vida em resgate de muitos, Marcos 10 v 45. Seja um propagador da Palavra de Deus. Na parábola do semeador, notamos que, independente se a semente ia produzir frutos ou não, ela foi lançada em lugares diferentes. Observemos as palavras de Deus:

1ª Pedro 4 v 10“Cada um administre aos outros o dom como o recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus”. 

Habacuque 2 v 2: “Então, o SENHOR me respondeu e disse: Escreve a visão e torna-a bem legível sobre tábuas, para que a possa ler o que correndo passa”.

Continue não se conformando com este mundo, persista em ser Imitador de Deus, reproduza o que ele produziu: um bom casamento, começando por você.  Eu tratei aqui sobre o divórcio, mas existem outras coisas que também não agradam ao Senhor, e que temos presenciado com certa regularidade, observe o que diz o Senhor Jesus: 

Marcos 7 vs 21/23: “Porque do interior do coração dos homens saem os maus pensamentos, os adultérios, as prostituições, os homicídios, os furtos, a avareza, as maldades, o engano, a dissolução, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a loucura. Todos estes males procedem de dentro e contaminam o homem”.

Apocalipse 18 vs 2 e 4: “E clamou fortemente com grande voz, dizendo: Caiu! Caiu a grande Babilônia e se tornou morada de demônios, e abrigo de todo espírito imundo, e refúgio de toda ave imunda e aborrecível, E ouvi outra voz do céu, que dizia: Sai dela, povo meu, para que não sejas participante dos seus pecados e para que não incorras nas suas pragas”.

Termino essas linhas, com o belíssimo e inquebrável pilar lançado pelo sábio arquiteto, Paulo, comparando nosso casamento com o casamento espiritual de Jesus e a sua igreja, que somos nós! 

Epistola aos Efésios capítulo 5 vs 22/33: “Vós, mulheres, sujeitai-vos a vosso marido, como ao Senhor; porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o salvador do corpo.   De sorte que, assim como a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres sejam em tudo sujeitas a seu marido. Vós, maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela,  para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra, para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível. Assim devem os maridos amar a sua própria mulher como a seu próprio corpo. Quem ama a sua mulher ama-se a si mesmo. Porque nunca ninguém aborreceu a sua própria carne; antes, a alimenta e sustenta, como também o Senhor à igreja; porque somos membros do seu corpo. Por isso, deixará o homem seu pai e sua mãe e se unirá à sua mulher; e serão dois numa carne. Grande é este mistério; digo-o, porém, a respeito de Cristo e da igreja. Assim também vós, cada um em particular ame a sua própria mulher como a si mesmo, e a mulher reverencie o marido”.

Saúde e fiquem todos renovados no poder e no conhecimento de Deus.
Silvano Codogno 
06/08/2011
 
150