SÃ DOUTRINA ESPIRITUAL DO SÉTIMO DIA

Abra Seu Coração Para Deus

Home Últimas Publicações Trabalhos Bíblicos Recomeçar é Necessário

Últimas Publicações

Recomeçar é Necessário

26 de Setembro de 2020

Sandra e Letícia Leal

sandraleal1804@gmail.com

sadoutrina.org - Biblioteca Digital - Trabalhos
 
Recomeçar é Necessário: a Fé é nosso Guia
 Apresentado na RDM SD JSC CPS SP


Saúdo todas as irmãs, vamos dar inicio a nossa reunião? Primeiramente, eu Letícia e minha mãe (Sandrinha)  queremos agradecer à diretoria por nos conceder realizar essa reunião hoje. Agradecemos a Deus por permitir que estivéssemos presentes, e agradecemos as irmãs que estão aqui, nos acompanhando neste dia muito especial! Então irmãs para começar vamos falar sobre recomeço.

Recomeçar: começar de novo                                                               
 
 Recomeçar não é fácil, por que dá trabalho, e às vezes precisamos voltar no ponto zero, mas se faz necessário, (de certa forma perdemos o fio da meada, perdemos o ritmo e reencontrá-lo se apresenta como uma tarefa difícil) porque não é fácil retomar o que já estava sendo feito.

Um longo período inativo pode nos fazer esquecer as rotas antes definidas, nos tornar menos atentas, e isso faz do recomeço uma tarefa desafiadora. Mas o fato de recomeçar deve ser visto como uma grande oportunidade e temos que aproveitá-lo com todas as nossas força. Para isso estamos aqui, desde já agradecendo ao Senhor Jesus e também a todas vocês.

Precisamos refletir nas atitudes que deixamos de fazer, naquelas que são importantes para o nosso relacionamento com Deus, enfim, nas que são de suma importância e voltar a praticá-las.

Ler a Bíblia, orar mais, visitar mais os irmãos (seguindo os protocolos atuais de distanciamento), buscar mais a presença de Deus. Essas são atitudes louváveis, por isso é necessário  refletir e recomeçar o quanto antes.

Seja no âmbito profissional, social, escolar, conjugal, espiritual, é preciso recomeçar….

Recomeçar insere em nós um sentimento bíblico muito importante chamado PERSEVERANÇA. A perseverança deve sempre ser o sentimento que nos move, que nos impulsiona para alcançarmos a vitória final. O que passou, passou. Vamos adiante como disse Paulo aos Filipenses:

Mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim,
 Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.
Filipenses 3:13,14

A misericórdia do Senhor Jesus nos permite recomeçar e melhorar a cada dia. Não temos dúvidas que recomeçar é um presente divino.

Existem muitas passagens bíblicas sobre recomeçar, mas iniciaremos com a mais marcantes de todas. Logo após a ascensão do Senhor Jesus ao céu, os apóstolos e discípulos estavam diante da tarefa mais desafiadora que poderiam imaginar.

Eles precisavam converter novas pessoas, curar mais enfermos, expulsar os demônios, organizar as comunidades dos novos convertidos, enfrentar as perseguições cruéis impostas pelos judeus e pelos romanos, enfrentar as dissidências entre os próprios irmãos, enfim, continuar a missão sem a presença física de Jesus Cristo. Foi um recomeço que exigia respostas difíceis.

Eles tinham outra missão incrivelmente estratégica, iluminado por Deus desde o começo do mundo. Registrar tudo o que acontecia de forma escrita para que as futuras gerações conhecessem a história do cristianismo.

Naquela época não era possível registrar nada por fotos, áudios ou vídeos. Essas inovações não estavam disponíveis para eles, muito menos ainda as transmissões simultâneas como a que estamos participando agora. Somente por escrito.

Para isso eles tinham autoridade, pois conviveram com o Senhor Jesus e foram testemunhas oculares de todos os fatos.

Eles tinham uma ajuda extraordinária. A presença do Espírito Santo. Foi com essa ajuda e com muita coragem e ousadia que eles conseguiram estruturar a Igreja Primitiva e ao mesmo tempo registrar por escrito as passagens relevantes para nós.

Ao longo dos séculos seguintes, os nossos irmãos primitivos continuaram a missão de levar a Palavra, sempre com muitas dificuldades e limitações, mas sempre com a ajuda do Espírito Santo.

Graças a isso, hoje estamos aqui servindo ao Senhor Jesus através da Sã Doutrina Espiritual do Sétimo Dia. E já estamos a bastante tempo nessa jornada.

Paramos recentemente devido a Pandemia, mas eis que a tecnologia avançada das comunicações modernas nos permite o recomeço virtual e já visualizamos com bastante esperança de que em pouco tempo possamos recomeçar de forma presencial.

Após citarmos o recomeço da passagem mais marcante da Bíblia Sagrada, vamos agora ouvir as demais passagens:

Agora daremos uma pausa em nossas falas e vamos ouvir 5  histórias de personagens bíblicos que em algum momento de suas vidas,  tiveram que recomeçar. Vamos recapitular as histórias de: Rute, Davi, Moisés, a mulher adúltera e de Abraão. Para vocês  acompanharem vamos colocar as histórias nos slides.

Rute;  que Na Bíblia, é relatada como alguém que decidiu recomeçar quando resolveu  acompanhar sua sogra Noemi.
 
Vamos prestar atenção na leitura:
 
Sua fé no Deus de Israel a salvou (mesmo sendo estrangeira e vinda de um povo idólatra). Ela permitiu que o Senhor lhe desse um recomeço, e, como recompensa, se tornou mãe de Obede, bisavó de Davi.

Ela teve fé e coragem para recomeçar, de estrangeira viúva a integrante da árvore genealógica de Jesus (Mateus 1:5). Quando passou pelo pior momento de sua vida, ela tinha tudo para voltar para o seu povo idólatra, mas escolheu seguir os caminhos de Deus e, por isso, recebeu uma recompensa muito maior do que poderia imaginar!

Sua história é contada no livro de Rute!
 
Rei Davi, que teve que recomeçar quando se viu em pecado com Bate-seba.

Quando o profeta Natã repreendeu o rei Davi trazendo a notícia que nenhum pai gostaria de ouvir, que o seu filho iria morrer pelo seu pecado. Davi então prostrou-se diante do Senhor com lamentações e chorou jejuou a noite toda com o rosto em terra. Sete dias ele orou pelo seu filho que estava morrendo.

Os anciãos preocupados com a saúde do rei, levantaram-se bem cedo e foram pedir para o rei Davi que se levantasse da terra para se alimentar, porém ele não quis e não comeu pão com eles. Quando a criança acabou de morrer, veja a atitude do rei Davi. Ele se levantou da terra, se lavou, se ungiu e mudou de veste e foi ao templo louvar e adorar a Deus.

Depois de louvar, adorar, exaltar e derramar o seu coração na casa de Deus por causa da morte da criança. Aí ele volta pra sua casa para comer pão. Mas com sua alma alegre. Ele não foi para outros lugares para reclamar, resmungar e murmurar ele foi sim pra casa de Deus, chorar nos braços de Deus. Que belo exemplo de um verdadeiro adorador.

2º Samuel, 12.

Profeta Moisés

Moisés como sabemos foi criado no palácio. Ao descobrir que tinha sangue hebreu, ficou indignado com a luxúria que os egípcios possuíam enquanto seu povo estava na miséria.Quando viu um soldado egípicio espancando um hebreu ficou revoltado e o matou. Tendo que fugir do Faraó porque queria matá-lo por traição.

Fugindo do Faraó, foi morar na cidade de  Midiã ( terra do seu futuro sogro Jetro). Lá casou-se e constituiu família.

Tendo ele em torno de 80 anos, Deus apareceu a ele e ordenou que voltasse ao Egito para libertar os israelitas.

Sua história está no livro de Êxodo!

Mulher Adúltera

E, endireitando-se Jesus, e não vendo ninguém mais do que a mulher, disse-lhe: Mulher, onde estão aqueles teus acusadores? Ninguém te condenou?

E ela disse: Ninguém, Senhor. E disse-lhe Jesus: Nem eu também te condeno; vai-te, e não peques mais.

João 8: versos 10 e 11

Patriarca Abraão

Ora, o SENHOR disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei.
 
 E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei e engrandecerei o teu nome; e tu serás uma bênção.
 
 E abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra. Gênesis 12:1-3

 
Também encontramos vários versículos de recomeço, fé e encorajamento. Vamos relembrar 4 deles:

Esqueçam o que se foi; não vivam no passado. Vejam, estou fazendo uma coisa nova!  Isaías 43:18-19

Sejam fortes e corajosos. Não tenham medo nem fiquem apavorados por causa delas, pois o Senhor, o seu Deus, vai com vocês; nunca os deixará, nunca os abandonará. Deuteronômio 31:6

Pois eu sou o Senhor, o seu Deus, que o segura pela mão direita, e diz a você: Não tema; eu o ajudarei- Isaías 41:13

Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação. As coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas”! (2 Coríntios: 5.17)
 
Para recomeçar é preciso buscar novas formas de agir,  reinventar o que já sabíamos,  se cometermos algum erro precisamos reconhecer e mudar, enfim, exige de nós uma atitude corajosa.

Não desperdice isso! Hoje é um novo dia, uma nova chance de começar de novo. Deus é contigo!

Continuando, vamos falar sobre:
A Fé Espiritual

Diante de tudo que já vimos até agora podemos concluir que recomeçar é a atitude a ser iniciada, ou melhor, reiniciada. Mas ela precisa estar acompanhada de alguns complementos fundamentais para que tenhamos sucesso naquilo que pretendemos. E o principal deles é acreditar. O verbo acreditar é uma derivação do verbo crer, que é originário da palavra crença, que é um sinônimo de fé.

Fé é a certeza do que esperamos e a prova do que não vemos. A fé não pode ser demonstrada por critérios técnicos, mas apenas por basear-se nas promessas de Deus no Antigo testamento e por Jesus no Novo testamento.

Ela é o instrumento, ela é a arma mais poderosa que o crente possui.
Sem a fé como Moisés abriria o mar vermelho?
Como nós podemos curar os enfermos?
Como podemos divulgar a Palavra se não crermos que Ela é a verdade?

E é através dela que recebemos a aprovação de Deus.

Fé é uma palavra que significa "confiança", "crença" e "credibilidade". É o sentimento de acreditar completamente em algo ou alguém, mesmo que não haja evidências materiais ou palpáveis do que estamos buscando.


Ter fé significa uma atitude que vai contra a dúvida e está relacionada com a confiança. Nas situações difíceis, como problemas emocionais, sentimentais ou mesmo físicos, ter fé significa acreditar que algo mudará para melhor através de nossas orações e súplicas ao Senhor Jesus.

A fé cristã irmãs implica crer na Bíblia Sagrada, na Palavra de Deus, e em todos os ensinamentos pregados por Jesus Cristo, o enviado de Deus. Na Bíblia há inúmeras referências ao comportamento do cristão que age com fé.

A melhor definição de todas está na Bíblia Sagrada: a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se vêem". Hebreus 11:1

Mas existem outros versículos encorajadores como:

Estejam vigilantes, mantenham-se firmes na fé, sejam mulheres de coragem, sejam fortes. 1º Coríntios 16:13
 
 Por isso não tema, pois estou com você; não tenha medo, pois sou o seu Deus. Eu o fortalecerei e o ajudarei; eu o segurarei, com a minha mão direita vitoriosa. Isaías 41:10


Na bíblia temos várias histórias e exemplos de fé:

Podemos citar a história de Noé que foi temente a Deus e obedeceu-o construindo a Arca.

Daniel: que foi salvo da boca dos leões após orar a Deus.

Ana, que era humilhada pela segunda esposa de seu marido por ser estéril, mas graças a sua fé concebeu um filho chamado Samuel.

Também podemos citar os exemplos de Sadraque, Mesaque e Abede Nego, Salvos da fornalha, após obedecerem a Deus e não se prostrarem aos ídolos.

Introdução do Estudo Bíblico:

Falamos sobre recomeçar.
Fizemos reflexões sobre a fé que é o que nos mantém ativos,

E fazendo uma análise mais profunda sobre a fé: Analisamos que Nossas vidas não são feitas apenas de coisas boas, alegrias, mas também passamos por dificuldades por dias difíceis, O senhor disse que no mundo teríamos aflições, provações, momentos difíceis, momento de batalha espiritual, batalha contra o pecado que nos assedia. Ele disse: Teremos batalhas (aflições).
 
Como podemos passar por tudo isso? Qual seria o segredo? Como deveremos fazer?
 
E para isso vamos estudar agora o capítulo 6 de Efésios dos versos 10-20, com o título A armadura de Deus

Vejamos que Deus trouxe ao apóstolo Paulo um entendimento muito claro sobre o mundo espiritual e Paulo com o poder do Espírito santo escreveu as epístolas e numa dessas epístolas é a carta aos Efésios.

Efésios é uma carta muito bonita, muito profunda. O apóstolo não trata de assuntos pessoais nem dele e nem da Igreja, mas ele trata de um assunto espiritual de uma abordagem tão linda  da introdução das pessoas na Fé Cristã.

Paulo disse: "Quem é nascido da carne é carne, mas aquele que é nascido do espírito é espírito". Assim sendo se somos espirituais, nos tornamos de uma nova pátria, uma nova linhagem… e Deus nos dá uma ordem para nos revestir de toda armadura de Deus:
Versos 10 ao 20:

No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder.
Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo.

Porque não temos que lutar contra a carne eo sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.

Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes.

Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça;
E calçados os pés na preparação do evangelho da paz;
 
Tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno.

Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus;

Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos,

E por mim; para que me seja dada, no abrir da minha boca, a palavra com confiança, para fazer notório o mistério do evangelho,

Pelo qual sou embaixador em cadeias; para que possa falar dele livremente, como me convém falar.
 
 
Ficou claro para todas nós, que Paulo então diz que o uso da armadura. O exercitar-se com  armadura é através da oração. Orar é ter defesa em batalha espiritual, orar é ter ataque contra o inimigo, orar é revestir-se, é treinar, é usar essa armadura.
 
Então irmãs, finalizando nossas palavras, avaliando tudo o que foi dito em nossa reunião hoje, vejamos que é fundamental recomeçar: tanto nos momentos bons (aqueles que estamos confortáveis demais que não queremos mudanças); quanto nos ruins (onde possamos nos sentir inseguras).
 
Mas não tenham medo, pois as vezes,  é necessário e fundamental. Entretanto temos que nos basear na fé que deve ser o nosso princípio, e fazer parte dos nossos valores aqui neste mundo, pois a fé é a arma mais poderosa que o cristão possui, e permite que consigamos alcançar todos os nossos objetivos. 
 
E é através desta fé que nos guia, que estamos todas aqui avantes em continuidade nesta linda reunião que é carinhosamente chamada de: Reunião das moças!
 
Agradecemos nossas mentoras Camila Targino e Jaque.
Agradecemos toda a Diretoria pela oportunidade e...
Agradecemos todas vocês que participaram com a gente e fizeram essa reunião acontecer. 
 
As vezes gaguejamos de nervosismo, nos perdemos, ou falamos alguma coisa errada, mas peço que vocês nos perdoem pois fizemos essa reunião com muito carinho para trazer conforto para todas nós através dos ensinamentos de Deus.
 
Deus abençoe a todas grandemente e Paz de Deus seja com todas!

2780